sábado, 17 de outubro de 2015

Crise Hídrica




A Crise Hídrica com enfoque em Niterói

Audiência Pública em Niterói sobre os reflexos da Crise Hídrica no Município.
Com a presença dos Moradores de Niterói, os velejadores: Torben e Martine Grael, o Vice-Prefeito Axel, o Biólogo da ICMBio, Águas de Niterói e o INEA.
Construindo uma pauta para a recuperação do Rio Macacu, importante para o nosso abastecimento e a limpeza dos rios que desaguam na Baia de Guanabara.
Foi uma noite muito proveitosa, onde todos puderam expor as suas pesquisas, para futuramente estarmos decidindo os novos projetos para a implantação.
Resumindo:
O Vice-Prefeito Axel - acredita que procurar sanar o desperdício e as perdas é um bom caminho e está junto com a UFF em um futuro projeto para a Renaturalização dos Rios Urbanos, onde o primeiro a ser implantado será o Rio Jacaré.
Águas de Niterói -  compareceu com o representante Rauph Rodrigues e ele disse estar aberto a negociar, não levou propostas.
INEA - com o seu representante, defende a construção de barragens para o acúmulo das águas em novas represas, porém, para essa construção serão retirados de suas terras dezenas de Agricultores.
ICM-Bio - Propõe tratamento de esgoto; desassoreamento dos corpos hídricos; redução do consumo e defende para uma Baia mais limpa e a saúde dos rios, a conservação dos manguezais.

Niterói tem muitas nascentes, estas até o século XIX, ainda abasteciam os bairros locais, mas hoje elas têm pouca vazão, devido ao crescimento populacional e a falta de planejamento. Precisamos das águas do Rio Macacu para o nosso consumo diário. 
O Rio Macacu está precisando de projetos para a sua conservação, pois ele também devido a falta de planejamento, está prestes a desaparecer. O caminho mais próximo, caso o Macacu não consiga abastecer todos as dezenas de bairros na Região Leste do Estado e ainda a Ilha de Paquetá, seria importar a água do Paraíba do Sul, preocupante essa situação, pois o Paraíba do Sul também sofre com o mal planejamento.
E a pauta continua....



Nenhum comentário:

Postar um comentário