domingo, 11 de julho de 2010

Jardim de Burke Marx

Burle Marx foi um dos maiores, se não o maior, apologista das possibilidades coloríticas dos elementos naturais na elaboração dos espaços abertos que o paisagismo conheceu. Possibilidades que ele anteviu em folhagens de cores intensas, desprezadas ou pouco valorizadas até então, e não somente nos matizes verdes de arbustos e árvores. Ou até mesmo em conjunto de troncos e galhos introduzindo e alargando o repertório expressivo ao alcance do paisagismo moderno.
Eram freguentes suas declarações a respeito do modo com que trabalhava o binômio planta-cor, sintetizando um procedimento: "a planta como a cor, se enriquece de significado quando em contraposição a outra cor ou outra planta".

sábado, 10 de julho de 2010

Modernismo Verde

Modernismo verde - Brasil A obra que representou a síntese mais acabada da disposição de relacionar arquitetura e paisagismo modernos em contextos urbanos no Brasil, foi a proposta do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Affonso Eduardo Reidy e Roberto Burle Marx estavam juntos novamente para criar um conjunto arquitetônico-paisagístico num dos mais espetaculares trechos da baía de Guanabara, emoldurado pelos caprichosos morros do Pão de Açucar.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Jardim Italiano

Jardim italiano Caracteriza-se pela utilização de plantas frutíferas, flores, estátuas e fontes em um contexto bastante clássico e funcional. Embora seja muito parecido com o jardim francês, o estilo italiano incorporou o calor dos países mediterrâneos, quebrando a formalidade excessiva, com "licença poética". Não pode faltar o elemento água, na forma de uma fonte, chafariz ou espelho d'água, normalmente o ponto central de contemplação do jardim. As plantas escolhidas devem ser de origem mediterrânea ou temperada, capazes de aguentar o frio e a seca, mas muito floríferas na primavera. Outros elementos também se unem harmoniosamente a este jardim, como vasos cerâmicos, esculturas, treliças, arcos, pontes, bancos, etc, sempre traduzindo um clima romântico e clássico.