segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

http://200.144.182.130/iee/govamb/?q=evento/workshop-internacional-sobre-governança-ambiental-comparações-temáticas-e-internacionais#sthash.QLU3Iwfb This message was sent using ShareThis (http://www.sharethis.com)

Workshop Internacional sobre: A governança ambiental: Comparações temáticas e internacionais

Apresentação
O Laboratório de Estudos de Águas Urbanas, LEAU, do PROURB, Programa de Pós Graduação em Urbanismo mantém há quatro anos cooperação sistemática com pesquisadores canadenses e franceses sobre a temática da governança ambiental das metrópoles, com um foco especial nas questões relacionadas à governança das águas, incluindo questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos e dos serviços de saneamento.
O objetivo deste workshop é compartilhar e discutir com colegas do Rio de Janeiro e de São Paulo diferentes pesquisas sobre governança ambiental das metrópoles que estão sendo desenvolvidas por equipes francesa, canadense e brasileiras.
O workshop tem como objetivo promover tanto a reflexão teórica como empírica sobre os diferentes contextos estudados. A reflexão teórica trata da governança ambiental da metrópoles, questionando não só os meios ou instrumentos dessa governança, mas também os objetivos, os atores participantes, as disputas entre eles e os efeitos de decisões. Quais são os objetivos de uma ação pública ambiental e de uma governança das águas? Que atores participam da tomada de decisões e quais as regras de sua participação? Como as decisões ambientais e mais particularmente as decisões relacionadas à gestão das águas que estão sendo implementadas e quais são os efeitos destas sobre o ambiente natural sobre o comportamento dos atores sociais no ambiente?
Busca-se estabelecer caminhos para uma comparação é de dois tipos: uma comparação internacional, em primeiro lugar, fomentando o intercâmbio entre Brasil, França e Canadá e as respectivas experiências de governança; uma comparação temática focando nas questões das mudanças climáticas, da gestão das águas, da biodiversidade, considerando notadamente, contextos metropolitanos. Quais as formas de governança que se constituem a partir desses temas? Existe articulação entre elas? As formas de governança existentes seriam adequadas para os problemas hoje enfrentados? Essas ideias e perguntas formam o pano de fundo para o workshop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário